TABAGISMO E COVID-19

Dois mecanismos são facilmente identificáveis na fragilidade com que o organismo do tabagista pode apresentar se exposto ao COVID 19:

1. O tabagismo enfraquece o sistema imunológico, o que favorece o aparecimento de infecções, principalmente as respiratórias e seus quadros mais graves, as pneumonias. Os componentes do cigarro provocam, através do sistema imune inato, uma cascata de respostas que resulta na formação do fator nuclear kB (NF-kB), responsável pela mediação da resposta inflamatória através da transcrição de citocinas pró-inflamatórias. Este mecanismo tem como função resolver a infecção aguda. A injúria crônica produzida pelo cigarro provoca inflamação igualmente crônica. Já se sabe que o vírus causa o que foi chamado de “tempestade de citocinas”, na qual o organismo, para se defender, age de forma brutal acabando por agredir seus próprios tecidos, incluindo os sadios, principalmente nos alvéolos pulmonares. Pessoas cronicamente inflamadas podem ter uma resposta pior à essa agressão viral.

2. O fumante superexpressa um gene chamado ACE2. O COVID 19 quando entrando no organismo se liga nas células do infectado de forma especifica, através da proteína ACE2, que está presente em diversos tecidos do nosso corpo. Por esta via injeta seu material genético. A célula infectada passa a replicar este material, como se fosse o seu próprio. Esta célula se autodestrói e espalha cópias do vírus, que vão atacar outras células, espalhando assim a doença.

Além de tudo isso o tabagismo está relacionado à várias outras doenças, como cânceres, doenças pulmonares e cardiovasculares, por exemplo. Todas essas condições também pioram a resposta do organismo às infecções virais e bacterianas

No entanto, ser saudável não garante não ser infectado pelo vírus nem tampouco que a doença não seja grave, apesar de que complicações sejam muito pouco prováveis

E não esquecer que pessoas assintomáticas são responsáveis pela maior parte da transmissão da doença.

Rua Comendador Araújo, 323 - conj 113 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000  -

Fones: 041-3015-5212 e 31496566. Whatsapp 041 99915-5156