Sorte das mulheres menopausadas que têm sintomas!

Atualizado: 2 de Set de 2019

Essa afirmação pode parecer estranha, mas eu explico: Quando uma pessoa tem sintomas que incomodam, geralmente ela procura tratamento.

Os sintomas que trazem sofrimento para as mulheres na menopausa são, em um primeiro momento, relacionados às ondas de calor. Com o tempo e a progressão da falta dos hormônios, uma verdadeira endocrinopatia se instala. Vem a secura vaginal, a diminuição do desejo sexual, a deposição de gordura da região do abdome, a perda das massas óssea e muscular. Aumenta também o risco de várias doenças, como os problemas cardiovasculares e o câncer de mama. Nessa fase é comum vermos as mulheres iniciarem o uso de vários medicamentos que não curam, tentando apenas tratar sintomas (estatinas, prazois, antidepressivos, etc). Mulheres que entram na menopausa e não têm "calorões" intensos (fogachos) muitas vezes não procuram tratamento ou, quando procuram, muitos médicos podem achar que essas queixas não são importantes e que a menopausa não merece atenção, interpretando as consequências dessa fase como algo normal e natural. Realmente é natural e normal a mulher entrar em menopausa, mas com o crescente e rápido aumento na expectativa de vida as mulheres estão vivendo cada vez mais tempo de suas vidas nessa fase e querem, e têm o direito, de vive-la com qualidade. O profissional também pode desprezar a relevância do tratamento devido ao temor, na maior parte das vezes infundado, de que os hormônios possam causar cânceres.

O tratamento é a reposição hormonal que, além de aliviar os sintomas, pode prevenir o aparecimento dessas várias doenças ou comorbidades. Esses enormes benefícios ocorrem principalmente se fizermos o uso de hormônios semelhantes aos produzidos pela mulher, os bioidênticos, e se cuidarmos de todas as outras deficiências que se instalam ao longo do tempo.

Para isso, damos atenção também aos outros hormônios que sofrem declínio, bem como aos equilíbrios metabólico e nutricional, além da atividade física adequada que mantenha ou aumente a massa muscular

0 visualização

Rua Comendador Araújo, 323 - conj 113 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000  -