• Clínica Leprevost

SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS E VITAMINA D

A síndrome do ovário policístico (SOP) é uma das endocrinopatias ginecológicas mais frequentes nas mulheres na pré-menopausa e suas causas são complexas e ainda não completamente esclarecidas. Os aspectos centrais são hiperandrogenismo, resistência insulínica (RI), problemas na ovulação, inflamação e estresse oxidativo.

A deficiência de vitamina D (VD) predomina entre mulheres com SOP e está também associada ao aumento do sobrepeso, do risco de diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e doenças cardiovasculares. A seguir alguns aspectos:

.

-Estudos publicados mencionaram que a administração de vitamina D em mulheres com SOP teve impacto benéfico nos marcadores inflamatórios sistêmicos e nos danos oxidativos.

.

-Uma meta-análise mostrou que a suplementação de vitamina D em mulheres com SOP diminuiu significativamente a PCR (proteína C reativa ultrassensível - marcador de inflamação e de risco cardiovascular).

.

-Outro paper indicou que perfis de risco de obesidade e doenças cardiovasculares melhoraram em mulheres com deficiência de vitamina D e com SOP, após mudanças no estilo de vida e na correção do status de vitamina D.

.

-Mulheres com hipovitaminose D apresentam IMC mais alto, e alterações nos índices de RI e níveis de leptina (um dos hormônios envolvidos na gênese da obesidade) em comparação com mulheres com níveis séricos normais.

.

-Outro estudo usou suplementos probióticos associados à vitamina D em mulheres com SOP e observou melhora dos perfis androgênicos, parâmetros de estresse oxidativo e concentrações de PCR. A VD aumenta a sensibilidade à insulina, inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias e tem efeito direto na secreção de insulina que é mediado via VDR (receptor) presente nas células β do pâncreas.

.

A SOP é uma doença metabólica e não um problema dos ovários. É um distúrbio complexo que pode ter graves repercussões para a saúde da feminina, à curto, médio e longo prazo. Sua abordagem deve ser multidisciplinar, e a suplementação do hormônio D pode ser uma das várias estratégias.


0 visualização

Rua Comendador Araújo, 323 - conj 113 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000  -  

Fones: 041-3015-5212 e 31496566. Whatsapp 041 99915-5156

Avenida Gabriel De Lara, 750 -  João Gualberto, Paranaguá  - PR. 83230-550  - 

Fone: 041-34227419.  Whatsapp 041 98803-1273