PROGRAMAÇÃO METABÓLICA DA GRAVIDEZ

Está pensando em engravidar?? Você sabe o que é e pra que serve a programação metabólica da gravidez? A programação metabólica da gravidez compreende todas as estratégias utilizadas para preparar o CASAL para uma gravidez saudável, o que vai ter impacto sobre toda a vida futura daquele feto. . Ou seja: como esses 9 meses impactam o resto das nossas vidas... Na verdade, o ideal é começar a preparar o casal pelo menos 6 meses antes do momento da gravidez em si. . Essas estratégias incluem ajustes no estilo de vida, como atividade física e nutrição, além de otimizar a parte metabólica e hormonal como: - status de vitamina D (hormônio D na verdade - grande impacto sobre o risco de doença hipertensiva da gestação e pré-eclâmpsia) - status da tireoide (impacto sobre fertilidade e sobre metabolismo materno-fetal) - uso de probióticos e pré-bióticos (manutenção de uma boa microbiota intestinal previne trabalho de parto prematuro, por exemplo) - suplementação de vitaminas, incluindo iodo e ferro, personalizada pra cada necessidade - coenzima Q10 e creatina em fases específicas - suplementação de ômega rico em DHA. Sabe-se também que o estresse sobretudo no primeiro trimestre da gestação aumenta risco de obesidade e depressão ao longo da vida da criança, além de alguns estudos relacionarem ao risco de autismo também.

Por isso, vale a pena se planejar e se preparar!!

0 visualização