Rua Comendador Araújo, 323 - conj 113 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000  -   041-3015-5212 

Avenida Gabriel De Lara, 750 -  João Gualberto, Paranaguá  - PR. 83230-550  -  041-34227419

  • Clínica Leprevost

O HORMÔNIO D

Atualizado: 26 de Ago de 2019

O hormônio D (que é um hormônio esteroide, apesar de ser tradicionalmente conhecido como vítamina D) é um regulador do sistema imune.

Este importante hormônio merece alguns comentários :

1.A sua deficiência está ligada ao desenvolvimento de doenças autoimunes, ósseas, cardiovasculares, diabetes mellitus, doenças mentais, infertilidade, autismo (se ocorrer na gestação), alguns tipos de cânceres, etc.

2. Seus receptores (VDRs) estão presentes em todas as células do corpo.

3. Sua deficiência é uma pandemia (em alguns países essa deficiência pode chegar à 100 % da população) .

4.A produção ocorre a partir de incidência dos raios UVB sobre o substrato que se encontra na derme.

5. Ficar ao sol até a pele ficar avermelhada (pele clara) em um indivíduo jovem adulto, após 24 h da exposição produz em média o equivalente a uma dose de 20000 UI de vitamina D.

6. Se a exposição for só em braços e pernas apenas a dose cai para 3000 UI.

7. Se a incidência dos raios solares for inclinada (inverno), ou acima da latitude 33 (hemisfério norte), a produção é menor.

8. Protetores solares, poluição e vidro retêm a UVB, o que prejudica a produção do hormônio D.

9. Na nossa vida moderna usamos roupas e permanecemos a maior parte do tempo em ambientes fechados e nos escondemos do sol. (você não?).

Então vêm as perguntas: Porque o medo de repor? Porque não repor? Porque repor em doses abaixo da fisiológica? Afinal somos animais e deveríamos andar sob o sol, com a pele exposta.

Além de tudo isso, vários trabalhos e muitas evidências mostram que doses altas têm efeitos benefícos sobre doenças já instaladas, como a esclerose múltipla, por exemplo.

No entanto, tanto a reposição em doses fisiológica quanto os tratamentos em doses supra fisiológicas, devem ser feitos sob supervisão médica,. Doses devem ser ajustadas e eventuais outras deficiências hormonais/nutricionais/metabólicas devem ser corrigidas

Sol é vida. Hormônio D é saúde!

9 visualizações