Rua Comendador Araújo, 323 - conj 113 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000  -   041-3015-5212 

Avenida Gabriel De Lara, 750 -  João Gualberto, Paranaguá  - PR. 83230-550  -  041-34227419

  • Clínica Leprevost

EPIGENÉTICA - a importância do metabolismo na gravidez

Epigenética, você sabe o que significa esse termo? Ele traz a noção de que o funcionamento dos seus gens pode ser modificado para o bem (evitar doenças) ou o para o mal (propiciar o surgimento de doenças). E isso começa antes do nascimento.

As escolhas que os pais fazem podem influenciar de maneira irreversível a saúde dos filhos. O metabolismo da mãe, que inclui seus hormônios e seus hábitos de vida (alimentação, atividade física, sono, etc), não afeta apenas a ela, mas também a quem ainda não nasceu.

Os hábitos e a manifestação de doenças na infância e ao longo de toda a vida dos filhos, podem estar relacionados com exposições às condições maternas na vida intrauterina.

Sabemos que a obesidade é uma das principais causas de morbimortalidade em quase todo o mundo e no quadro acima vemos a obesidade como exemplo de uma "doença de transmissão vertical". Engravidar sem estar saudável, e não manter a saúde ao longo de toda a gestação, pode ser um erro grave com consequências para a própria mãe e para o futuro filho, ao longo de toda a sua vida.

Em outros posts falaremos sobre programação metabólica da gravidez, que deve iniciar muito antes de se tentar engravidar.

5 visualizações