• Clínica Leprevost

A IMPORTÂNCIA DA MICROBIOTA VAGINAL


“Os estados de saúde ou doença são as expressões do sucesso ou fracasso experimentado pelo organismo em seus esforços para responder adaptativamente aos desafios ambientais” . - afirmado por Rene Dubos (cientista da Universidade Rockefeller) em 1965. .

Os microorganismos nativos desempenham um papel crucial na manutenção da saúde humana; já se sabe hoje que o genoma humano é uma associação complexa entre microbiota simbiótica, comensal e patogênica que habita e coloniza o interior do corpo. Existem mais de dez mil espécies diversas que povoam o corpo humano. .

Antes, os estudos focavam a relação desses microorganismos com as doenças, agora o foco é saber como eles podem nos ajudar a preservar a saúde e o equilíbrio.🌸

.

Na saúde feminina, temos uma particularidade que é a microbiota vaginal. Semelhante ao intestino e à boca, que contém numerosas comunidades de microorganismos diferentes, a vagina feminina também consiste em milhões e trilhões de pequenos microorganismos, incluindo bactérias, vírus e fungos.🌺

Todos esses microrganismos juntos formam o microbioma vaginal. Entre esses microorganismos, o Lactobacillus é uma das principais bactérias que coloniza a vagina saudável e ajuda a manter o ambiente vaginal ácido, impedindo a proliferação de leveduras, bactérias e vírus patogênicos na vagina. .

O desequilíbrio desse microbioma impacta diretamente na imunidade vaginal, podendo gerar uma série de complicações, como corrimentos e infecções vaginais de repetição, infecção urinária de repetição, parto prematuro e até facilitar a evolução de alguns cânceres ginecológicos.

.

Nessa semana falaremos sobre o que é considerada uma microbiota saudável, quais suas principais alterações, quais métodos podemos nos auxiliar no diagnóstico e possibilidades de tratamento.

0 visualização

Rua Comendador Araújo, 323 - conj 113 - Batel, Curitiba - PR, 80420-000  -  

Fones: 041-3015-5212 e 31496566. Whatsapp 041 99915-5156

Avenida Gabriel De Lara, 750 -  João Gualberto, Paranaguá  - PR. 83230-550  - 

Fone: 041-34227419.  Whatsapp 041 98803-1273